Poiésis

quarta-feira, março 30, 2011

Aí vai meu coração ( Tarsila do Amaral )

Olá, queridos!

        Passei aqui rapidinho para deixar uma dica sobre esse livro que estou lendo e que é lindo pelo conteúdo e imagens: “ Ai vai meu coração”, da autora Ana Luisa Martins.
       Confesso a vocês que me sinto a própria narradora do conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector: leio pouquinho que é pra não ter que acabar logo.
O livro aborda o caso amoroso vivido pela pintora, registrado em cartas apaixonadas endereçadas a Luís Martins.
       As cartas de Tarsila reunidas em "Aí vai meu coração", são escritas com muita paixão (por Luis) e empolgação (pela atenção que sua obra despertava) para o marido, que estava no Rio ou na Europa e que já iniciava o processo de separação. Quando a união acaba, Tarsila tem 64 anos, e ele, 43. Luís, então, se casa com a escritora Anna Maria, de 27 anos. O livro inclui também as cartas de Anna Maria para Luís Martins, trechos da autobiografia do crítico e crônicas publicadas por ele, que tratam, com poucos rodeios, das dificuldades da separação e do novo casamento - que enfrentava oposição aberta dos tradicionais Amarais.

         Tarsila do Amaral tinha 47 anos quando conheceu Luis Martins, com apenas 26. Os dois se apaixonaram e viveram juntos por 18 anos, relação que se encerrou quando o jornalista e crítico de artes se uniu à escritora Anna Maria Martins - mãe da autora desse livro -, 16 anos mais nova do que ele. No mesmo período em que o casamento acabou, a pintora viu sua obra ganhar grande reconhecimento, consolidando a importância que já se sabia desde os primeiros anos do modernismo, quando realizou sua tela mais famosa, "Abaporu".
       


É isso aí!
Um abração!

sexta-feira, março 25, 2011

O Ariza que Gabriel me deu.

, decidido e envolvente no seu estilo. Ah, eu sou esse nó na sua gravata, Florentino... Como tudo em você é lindo. Tudo isso em você me atormenta, Florentino, por mais que eu diga não. Seus olhos virulentos de languidez me seguem pelos espelhos da sala, ou pelas frestas da porta a causar-me doce desassossego. São os seus passos que agora se aproximam apressados ao meu encontro. E quanto a mim, nesse quarto, o que mais posso te oferecer senão o Frank: I've got you under my skin, alguns  cigarros e balas Halls menta dispersos em minha bolsa? Você se aproxima, se despe sem pudor a face e desejos. E eu... I'd sacrafice anything come what might for the sake of having you near!! Estou por você presa a essas mil e uma folhas amarelas de um desassossegado lirismo e galanteio em prosa pra lá de poética sem fim. Que costuram as páginas desse meu livro me impedido de ti, à noite, fugir, Florentino! Ah, Florentino, se você soubesse... Correria quilômetros, léguas te propondo vários, mais vários casamentos felizes!!

Música: 

quarta-feira, março 23, 2011

Amor pra recomeçar (Poesia)



Assopre a poeira

Das cartas de amor,

Junte os bilhetes

Aflitos de saudades

Que para você escrevi.


Tire as poesias,

As fotografias amarelas,

Da tão fechada gaveta.

E perceberás que nelas

Tu ainda acharás amor.